18/08/2014
Região do Horto Região do Horto

A Prefeitura de Piripiri, através da Secretaria de Infraestrutura e Meio-ambiente (Seinfra) e da Coordenadoria de Defesa Civil, realiza um trabalho preventivo contra a propagação de queimadas na região do Horto Florestal.

O trabalho consiste na abertura de aceiros para evitar o avanço de possíveis focos de incêndio. "As queimadas são comuns nesta época mais quente do ano, por conta da vegetação seca. Queremos evitar esses transtornos, que acabam prejudicando a saúde da população e contribuindo com o aumento da temperatura", explica o coordenador da Defesa Civil, Diógenes Cruz.

A equipe trabalha com duas máquinas e a expectativa é que o trabalho seja concluído até esta terça-feira (20). Além do Horto, também será feito um aceiro às margens da rodovia BR-343, na área que vai desde o Balão do Engancho (entrada para o Açude Caldeirão) até o Balão do Chico Jovem.

"Com essa ações, se por ventura acontecer algum incêndio, os carros-pipa terão facilidade de acesso à área afetada", diz Diógenes Cruz, enfatizando que a Defesa Civil municipal está formando uma brigada de incêndio em Piripiri, com ajuda do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Ibama) e com o Tiro de Guerra para combater incêndios na região.





Alunos do José Narciso fazem arte com grafite em muro de escola

A equipe ''Mestiços'' escolheu o grafite para demonstrar uma das manifestações da cultura urbana

18/08/2014

Alunos do 3º e 1º ano do Colégio José Narciso da Rocha Filho, sob a orientação do instrutor Lysmark Lial, realizaram uma bela arte no muro da escola. A ação faz parte do projeto da Escola "Brasil de todas as cores". A equipe "Mestiços" escolheu o grafite para demonstrar uma das manifestações da cultura urbana.

Além de grafitar muros, com responsabilidade, é claro, o projeto consiste também em retirar pichações em pontos da cidade.

Segundo o instrutor Lysmark Lial, a arte empregada no muro da escola é denominada como arte contemporânea. Antes de partirem para a prática, os alunos participaram de aulas teóricas, com palestra sobre o histórico do grafite e informações sobre os tipos de materiais utilizados para a prática.

"Em nível local, esta cultura praticamente não existe. O objetivo, além de executar esse trabalho do projeto da escola, o objetivo é gerar um movimento. É uma forma de incentivar a prática no município", comenta Lysmark.

A estudante Hulliana Maria diz que não perdeu tempo quando soube da oportunidade e comentou sobre a importância do projeto.

"Quando surgiu a oportunidade, procurei logo participar. Aqui, tivemos a oportunidade de ter um grande profissional conosco. Este trabalho não vai virar algo só para a escola, mas também para a cidade", disse.

Mais Fotos Foto- Foto- Foto- Foto- Foto- Foto-




18/08/2014




Ayron Rafael, o motoqueiro do Circo Del Plata, que já passou por Piripiri, se apresentava em Burite dos Lopes quando caiu da altura de seis metros. Ele foi levado ao hospital de Parnaiba, onde encontra-se em observação. Ele machucou o tornozelo e o quadril.





Piripiriense desaparece na praia, em Luis Correia, durante excursão

Guilherme Santos é do bairro Flor dos Campos, em Piripiri

17/08/2014

O jovem piripiriense Guilherme Santos, morador do bairro Flor dos Campos, motorista da Ótima Brasileira, desapareceu em Luis Correia, na Praia. Ele, junto com um grupo de pessoas, havia fretado um ônibus para passar o domingo (17) na praia. Era tradição anual.

Segundo informações apuradas pelo site PiripiriRepórter.com com amigos, Guilherme não havia ingerido bebida alcoólica e por volta das 13h ligou para um amigo e disse estar passando mal. Depois disso, não deu mais sinal e todos iniciaram uma procura por Guilherme.

Na noite deste domingo, dona Maria dos Remédios, muito ligada a Guilherme, se deslocou até Luis Correia para ajudar nas buscas por Guilherme, um jovem bastante querido e de muitos amigos.

ATUALIZADO ÀS 20H50MIN

Guilherme foi encontrado! Guilherme desorientou-se e foi parar em outra praia.





17/08/2014

A Vitória Barroso oferece uma das melhores estruturas para a sua viagem com ônibus convencionais e de luxo e micro ônibus com (ar condicionado,TV, frigobar e banheiro), garantindo total conforto e segurança além de motoristas capacitados e preços acessíveis.

O serviço é voltado principalmente para transporte em eventos, receptivos, excursões, encontros universitários, dentre outros. Onde houver um compromisso ou uma diversão à sua espera, a Vitoria Barroso leva você e seu grupo com todo conforto e segurança.

Para você que quer garantir a sua viagem, saiba que em todas as sextas-feiras de Piripiri para São Paulo, e todas as quintas-feiras de São Paulo para Piripiri, a Vitória Barroso faz a sua viagem.

Entre em contato com a empresa e faça sua reserva.

Telefones para contato: (86) 3276-2775/ 9987-1792/ 8807-8320/ 9400-7065- Matriz Rua: José Ferreira Santana, Nº 636, Bairro Paciência - Piripiri - Piauí. Filial: Rodoviária Rural Othon Ribeiro.

Mais Fotos Foto- Foto- Foto-




Anastácio Arruda foi homenageado com Título de Cidadania Piripiriense

Gerente administrativo do BNB mora em Piripiri há 17 anos

17/08/2014

Anastácio Amorim Arruda, gerente administrativo da agência do Banco do Nordeste de Piripiri, foi homenageado com o título de Cidadania Piripiriense, dado pela Câmara Municipal de Piripiri a pessoas que tem serviço prestado pelo município, porém não são de Piripiri. A indicação foi do vereador Tiço Lima. A solenidade foi realizada na sexta-feira (15), no espaço Felicitá.

Anastácio Arruda, que é irmão do senhor Osmarino Arruda, presidente da APAE e ACIP/CDL, nasceu em Rafel Arruda, distrito de Sobral-CE. Em 1979 assumiu o seu primeiro emprego no INANPS - Instituto Nacional de Assistência Médica e Previdência Social, em Fortaleza - CE, onde trabalhou durante três anos, saindo do INANPS e assumindo função no Banco do Nordeste do Brasil S/A, no ano de 1982, na cidade de Imperatriz - MA, onde viveu durante oito anos. De lá, foi para a cidade de Baturité - CE, onde passou um ano, retornando em 1990 para Fortaleza. De Fortaleza, veio para Piripiri - PI, em 1996, onde reside e trabalha até hoje. Anastácio é casado com Cláudia Ribeiro Martins Arruda.

Anastácio Arruda cursou Estudos Sociais e Direito Penal na Universidade Estadual do Piauí - UESPI. Ele reside em Piriprii há 17 anos, desempenhando a função de gerente administrativo da agência do BNB.

Mais Fotos Foto- Foto- Foto- Foto- Foto- Foto-




17/08/2014

Vereador Prof. Abraão participou, neste sábado (17), de vaquejada na comunidade Buritizinho, zona rural de Piripiri-PI, uma linda festa prestigiada por dezenas de vaqueiros, que ainda mantém a tradição na região.

O vereador professor Abraão, que vem contribuindo para manter a cultura do vaqueiro, parabeniza aos organizadores pelo evento e pela manutenção da tradição.

"Sou parceiro deste belíssimo evento há 3 anos. Parabenizo o meu Amigo Toinho Aureliano e toda, a sua familia e amigos por organizarem esta tradicional festa linda", comentou o vereador.

Toinho Aureliano promove o evento há muitos anos e ainda consegue manter a tradição, reunindo vários vaqueiros.

Mais Fotos Foto- Foto- Foto- Foto-
17/08/2014

O advogado George Mágno foi um dos agraciados pelo poder legislativo com o Título de Cidadania Piripiriense, dado a alguém da sociedade que tem origens de outra cidade e, principalmente, tem trabalho prestado ao Município de Piripiri, colaborando para o desenvolvimento local. A indicação de George Mágno foi do vereador Genival Sales (PT). A solenidade de entrega foi realizada no espaço Felicitá, na noite de sexta-feira (15).

Dr. George Mágno Carvalho Cardoso, 40 anos, é natural de Teresina-PI, filho do teresinense Raimundo Nonato Cardoso e da piripiriense Maria do Socorro Carvalho Cardoso. É formado em direito pela Universidade Federal do Piauí, desde 9 de junho de 1998, exercendo a advocacia há 15 anos. Em virtude de suas raízes em Piripiri, escolheu a cidade para prestar seus serviços e, aqui, se destacou como um grande profissional, apesar de jovem, assumindo, em 2009, o cargo de primeiro presidente da subseção de Piripiri da Ordem dos Advogados do Brasil, sendo responsável por representar profissionais de 19 municípios. Enquanto presidente, defendeu firmemente, juntamente com Ministério Publico, Policias Civil e Militar e Conselho Tutelar, os direitos individuais e coletivos da população, combatendo crimes de tortura e contra a criança e o adolescente, como também buscando a manutenção dos direitos e prerrogativas dos advogados. Antes disso já havia sido membro do comitê de ética da OAB - PI, um dos únicos advogados do interior do estado a ocupar uma cadeira na entidade.

Dr. George Magno também mostrou talento na docência, ministrando disciplinas na UESPI e coordenando o curso de Direito nesta instituição durante o período de Abril de 2004 a agosto de 2005, contribuindo para a formação acadêmica de vários profissionais que, hoje, atuam nesta cidade e em cidades vizinhas.

Por sempre se destacar por sua conduta profissional e o respaldo garantido através de seu trabalho na cidade. Em janeiro de 2013 recebeu o convite do prefeito Odival Andrade para o cargo de Procurador Geral do Município, mais uma vez, contribuindo para o desenvolvimento da sua cidade de coração, onde pretende fincar suas raízes de forma definitiva.

17/08/2014

A Câmara Municipal de Piripiri realizou na noite desta sexta-feira (15), solenidade de outorga de Título de Cidadão Piripiriense a pessoas não nascidas em Piripiri, mas com estreita relação com o município e com serviço prestado à comunidade. Para o presidente da Câmara de Vereadores, Genival Sales, o título faz justiça a estas pessoas. “Hoje elas tornam-se piripirienses de fato e de direito, já que, de coração, há muito já fazem parte do povo de Piripiri, com serviços prestados a nossa gente e com fortes laços de afetividade com os piripirienses", disse o presidente em seu discurso.

Receberam o título nesta noite:

Beatrice Pimentel

Fabiano Pereira da Silva

George Magno

Amélia Francisca de Sales Sousa

Valdecy José de Souza

Francisco das Chagas Santana

Fernandes Henrique de Moraes Barros

Noelia Brito

Djalma Moraes

Elivelton Teixeira Cézar

Ivo Antônio da Cunha Miranda

Aline Carvalho de Leite Melo

Maria dos Remédios Brito

Anastácio Amorim Arruda

Genessi Amorim

Pedro Rodrigues de Sousa

Luís Carlos Érverton de Farias

Alexandre Augusto da Silva

Manoela Fernandes Pereira

Osvaldo de Morais Cavalcante

Regina Lúcia Chaves

Antônio Carlos de Brito Oliveira

Augusto Ferro de Sousa Neto

Mauro Lima Verde

Daiane Barros Araújo Lima

Anderson Santos

Gérson Mourão

Maria das Graças Melo

17/08/2014
Fotos: Repórter Moisés Lopes Fotos: Repórter Moisés Lopes

No último dia 13 de agosto foi realizado o batizado da pequena Maria Valentine, 7 meses, filha de Ana Clara e neta de Lina Cruz e Cláudio Brito. O batismo foi celebrado por Frei Fernandes Barros, na Capela Mãe Rainha.

Maria Valetine tem como padrinhos de vela o casal Renato Brito e Luana Marcia. Como padrinhos de consagração, Brenno Henrique e Márcia Lumira.

Após a celebração, os avós de Maria receberam familiares e amigos considerados verdadeiros em sua casa.

17/08/2014

Os alunos do VII Bloco do curso de Fisioterapia da CHRISFAPI realizaram dia 14 de agosto de 2014 uma visita ao grupo de idosos do Centro de Atenção a Saúde do Idoso (CASI).

O objetivo foi promover saúde através de ações educativas, levando informações sobre a importância do controle da Hipertensão Arterial e a Prevenção de Quedas.

Foram repassadas orientações sobre a relevância de usar o medicamento controlado da pressão arterial nos horários certos e diariamente, enfatizado a importância do exercício físico e uma boa alimentação para melhora da qualidade de vida dos mesmos.

Além da realização das palestras foi promovida uma dinâmica e um momento de exercícios físicos com alongamentos, além de um lanche, refletindo em uma manhã de muita alegria por parte dos participantes.

A orientação foi da Professora Kênia Mendes, ministrante da disciplina de Fisioterapia Geriátrica da Faculdade CHRISFAPI.

17/08/2014

O caminhão baú da banda de forró Desejo Musical, de Piripiri, tombou em uma estrada da zona rural de Pedro II. O caminhão levava equipamentos para a comunidade Palmeira dos Soares, onde estava marcada uma festa. Seis integrantes da banda estavam no veículo. Chaguinha, o vocalista, não estava. Estavam no caminhão o pessoal responsável pela montagem e instalação dos equipamentos.

Segundo o site Acessenotícia, o acidente aconteceu na ladeira da Palmeira dos Soares, na manhã de sábado (16).

Com ferimentos leves, os ocupantes do caminhão foram levados ao Pronto-Socorro do Hospital Regional Chagas Rodrigues, de Piripiri.

15/08/2014



Miranda, proprietária da Lojinha de um Real, conta sua versão dos fatos sobre o caso da senhora agredida no centro da cidade. Miranda teria violentado Marinalva, portadora de problemas mentais.

14/08/2014
Imagens: Paulo Texzem Imagens: Paulo Texzem

Um acidente de trânsito registrado na tarde desta quinta-feira (14), em Piripiri, na rua de cima. Três ficaram feridos. As imagens e informações chegaram ao Piripiri Repórter por meio de WhatsApp (99787756).

Segundo as informações, um motociclista colidiu em uma bicicleta que seguia no mesmo sentido. Na bicicleta havia uma mulher, que levada seu filho na garupa.

Com a colisão, todos os envolvidos caíram no asfalto, sem lesões graves, mas com algumas escoriações.

Mais Fotos Foto- Foto- Foto-

Saúde de Piripiri anuncia construção de central municipal de rede de frios

Piripiri teve projeto aprovado e será o primeiro município do Piauí a ser contemplado

14/08/2014

A Secretaria de Saúde do Município de Piripiri (SESAM) anunciou, nesta quinta-feira (14), a construção de uma central municipal de rede de frios. Com o funcionamento da central, Piripiri será a primeira cidade do Piauí a contar com uma rede própria, que garantirá o armazenamento mais seguro de vacinas e outras substâncias imunobiológicas.

A construção da central custará cerca de R$ 1,1 milhão. Há ainda a verba de R$ 500 mil para a aquisição de equipamentos. A central ficará localizada na Av. Raimundo Holanda Sobrinho e contará com um gerador de energia e um o veículo próprio para o transporte das vacinas.

Atualmente, as vacinas enviadas a Piripiri ficam armazenados em uma sala no Centro de Saúde Adalto Coelho de Resende.

O secretário municipal de Saúde, Wilson Andrade, ressalta a importância da nova central e o ineditismo da conquista: "Hoje, quando ocorre uma queda de energia, há o risco de perda de material por conta da alteração de temperatura. A central vem para modificar essa situação, pois um gerador vai garantir que não haja mais esse tipo de prejuízo", diz Wilson Andrade.

O projeto da construção da Central Municipal de Rede de Frios de Piripiri foi aprovado na Comissão Intergestora Bipartite, em encontro realizado em Teresina, neste mês de agosto. Na ocasião, a coordenadora de Programas e Projetos da SESAM de Piripiri, Miriane Araújo, representou o município.

Págs.: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 81 82 83 84 85 86 87 88 89 90 91 92 93 94 95 96 97 98 99 100 101 102 103 104 105 106 107 108 109 110 111 112 113 114 115 116 117 118 119 120 121 122 123 124 125 126 127 128 129 130 131 132 133 134 135 136 137 138 139 140 141 142 143 144 145 146 147 148 149 150 151 152 153 154 155 156 157 158 159 160 161 162 163 164 165 166 167 168 169 170 171 172 173 174 175 176 177 178 179 180 181 182 183 184 185 186 187 188 189 190 191 192 193 194 195 196 197 198 199 200 201 202 203 204 205 206 207 208 209 210 211 212 213 214 215 216 217 218 219 220 221 222 223 224 225 226 227 228 229 230 231 232 233 234 235 236 237 238 239 240 241 242 243 244 245 246 247 248 249 250 251 252 253 254 255 256 257 258 259 260 261 262 263 264 265 266 267 268 269 270 271 272 273 274 275 276 277 278 279 280 281 282 283 284 285 286 287 288 289 290 291 292 293 294 295 296 297 298 299 300 301 302 303 304 305 306 307 308 309 310 311 312 313 314 315 316 317 318 319 320 321 322 323 324 325 326 327 328 329 330 331 332 333 334 335 336 337 338 339 340 341 342 343 344 345 346 347 348 349 350 351 352 353 354 355 356 357 358 359 360 361 362 363 364 365 366 367 368 369 370 371 372 373 374 375 376 377 378 379 380 381 382 383 384 385 386 387 388 389 390 391 392 393 394 395 396 397 398 399 400 401 402 403 404 405 406 407 408 409 410 411 412 413 414 415 416 417 418 419 420 421 422 423 424 425 426 427 428 429 430 431 432 433 434 435 436